O Logo Ali Viagens é um projeto que tem o objetivo de ajudar as pessoas a realizarem o sonho de viajar, orientando-as por meio de conteúdo digital.

É possível viajar sem passaporte?

Após ler uma matéria do Melhores Destinos sobre lugares para visitar sem passaporte (link da matéria ao final deste artigo) fiquei inspirada a escrever um pouco sobre isso, afinal é uma dúvida muito comum: preciso mesmo de passaporte para viajar?

O ‘Acordo sobre documentos de viagem e de retorno dos estados partes do Mercosul e estados associados’ detalha no Anexo I quais são os documentos válidos para trânsito entre os territórios dos seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Equador (Estados parte ou associados), além de Chile, Colômbia e Peru.

Este acordo entre os países do Mercosul e outros países da América do Sul dá permissão para que seja utilizado o Documento de Identidade (RG) original para entrar no país. Um detalhe muito importante é que documentos como carteira de motorista, carteira profissional ou de trabalho não são documentos válidos em outros países, essa regra vale apenas para identidade, e embora não há uma lei que obrigue que seu documento tenha no mínimo 10 anos, saiba que você pode ser questionado pelos agentes migratórios se o documento estiver muito velho ou com foto que não seja nítida (“Caso a fotografia ou os dados pessoais gerem dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitada outra documentação efetiva para sanar tal circunstância.”).

Nossos passaportes novos e o primeiro passaporte da baby Alice!

Hoje em dia tirar o passaporte pode ser muito rápido, ou pode demorar bastante, dependendo da região em que você mora (no nosso caso, conseguimos emitir nossos passaportes em dezembro de 2018 em um mês). Então, caso surja uma oportunidade e você ainda não iniciou o processo de emissão do passaporte, sugerimos que procure alguns destes destinos. Uma dica: o documento informado no momento da compra da passagem deve ser o mesmo a ser apresentado tanto no embarque como desembarque. Aconteceu com um grupo de amigos nossos, que foram convidados para um casamento na Argentina e nenhum deles tinha passaporte. Compramos as passagens com o número do RG e eles levaram apenas a identidade, não tiveram problema algum.

Outra coisa que deve ser levada em consideração: alguns países do Mercosul exigem algumas vacinas, o documento oficial é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) ou Carteira de Vacinação Internacional, e este deve ser emitido pela Anvisa (Atenção: não adianta levar apenas a carteirinha de vacinação!). Então, antes de comprar sua passagem, verifique se você está em dia com as vacinas exigidas no país de destino. O próximo passo é entrar com o pedido de emissão do CIVP, que pode ser feito pessoalmente ou online no site do governo federal (link ao final deste artigo). Fique atento ao tempo de liberação do documento pela Anvisa (algo em torno de 15 a 20 dias úteis, caso seja feito o processo online).  

Antes de comprar a passagem verifique se o voo possui conexão em um país que exige o passaporte ou a vacina, pois você será obrigado a apresentar, mesmo que no destino final não seja obrigatório. Também aconteceu com uma amiga, que comprou passagem com parada em um país que exigia vacina da febre amarela, e ela não estava liberada para tomar a vacina, pois estava com anemia.

É claro que viajar com passaporte pode ser muito mais garantido e confiável. Porém você não precisa deixar de viajar por ainda não ter emitido o seu. Existem destinos incríveis te esperando! Minha dica final: se organize, planeje emitir seu passaporte, coloque uma meta, uma data. Assim, estará preparado para qualquer tipo de oportunidade, seja na América do Sul ou fora dela!

Links citados:

Acordo sobre documentos de viagem e de retorno dos estados partes do Mercosul e estados associados

http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/10487129/do1-2018-04-16-acordo-sobre-documentos-de-viagem-e-de-retorno-dos-estados-partes-do-mercosul-e-estados-associados-10487125

Site para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP):

https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=acesso.gov.br

Dez destinos internacionais incríveis para viajar sem passaporte!

Leave a Reply

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial